João Gilberto Singularidades CD

 

João Gilberto – Wiki – Port

João Gilberto – Wiki – Eng

rapidshare

O escritor Ruy Castro costuma dizer que João Gilberto é um caçador de tesouros perdidos. Esse Álbum é uma prova disso. Quase todo o repertório nunca foi gravado em nenhum disco do João e os que foram gravados são do João participando de discos de outras pessoas; a grande maioria das faixas é tirada de shows. Esse Álbum é uma mostra que o João vai muito além do repertório da Bossa Nova.
O repertório, com todos os problemas de gravações não profissionais, engloba desde inéditos do João Gilberto na Casa do Chico Pereira – de 1958 -, com as músicas Mágoa, Beija-me, João Valentão e A Felicidade – antes ainda da famosa gravação de Chega de saudade, naquele disco de 78 rotações que mudou a história da nossa música – e vai até o ano de 2008, com a gravação de Samba do Avião tirada de um clipe do show em agosto no Ibirapuera em São Paulo.
Nesses 50 anos de repertório tem muita pérola tirada em shows, como por exemplo, no especial da TV Bandeirantes em 1982, no Festival de Águas Claras em 1983, no Especial da TV Cultura de 1997, do show em Buenos Aires com Caetano Veloso em 1999 e do show no Teatro Santa Izabel, em Recife no ano de 2000.
As outras faixas são tiradas de discos que o João participou: como na trilha do filme Copacabana Palace de 1962 – Canção Do Mar, dividindo os vocais com Tom Jobim e Luis Bonfá -, da bossa de Brazil com S, com Rita Lee – disco da Rita Lee e Roberto de Carvalho, de 1982 -, da trilha da novela Hipertensão de 1986 – com uma inacreditável Me chama -, e do medley de Maria e Linda flor, com a Maria Bethânia, de 1990. Quem sabe um dia o João grave em seus álbuns todas essas singularidades e muitas outras que só são ouvidas em seus shows. Bernardo Barroso

Ruy Castro – the writer – says that João Gilberto use to hunt lost treasures. This album proves that. Almost the whole repertoire was never released, and the ones that were belong to other people records in which João participated – most of the tracks are taken from concerts. This album shows that João goes beyond the Bossa Nova style. Although the problems of the non-professional recordings, the album ranges from unreleased tracks recorded at Chico Pereira’s house in 1958 – Mágoa, Beija-me, João Valentão and A Felicidade – before the famous version of Chega de saudade was recorded for that 78 rpm record that changed the history of our music – to the year of 2008, with a version of Samba do Avião taken from a concert that took place in São Paulo last August. Who knows, someday João will release all those “singularities” and much more which is only listened in his concerts? Bernardo Barroso

by Lucia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: